8 Maneiras de Turbinar Sua Carreira Mesmo Que Você Não Tenha Experiência

Conheça um jeito simples de alavancar a sua carreira mesmo que você esteja começando agora.


Você já percebeu como está cada dia mais difícil conseguir um emprego ou manter o que se tem? Sente o aumento no grau de exigência das empresas no momento da contratação? Está com dificuldades para se destacar entre a multidão de candidatos?

Se você respondeu sim a pelo menos uma destas perguntas, você não está só em suas inquietações.

Neste momento o Brasil atingiu 10,4 milhões de desempregados e isso significa que apenas os profissionais diferenciados manterão seus empregos.

O longo da minha carreira como empresário nos últimos 24 anos desenvolvi critérios para avaliar meus colaboradores e decidi relacionar aqui as 8 atitudes que você deve desenvolver para se destacar da concorrência e se tornar um profissional disputado e de sucesso.

1) Seja um eterno aprendiz - Com o avanço da tecnologia e da globalização o conhecimento tem se renovado a uma velocidade vertiginosa. Boa parte do que você aprender hoje estará desatualizado em menos de 10 anos, por isso, se você deseja manter-se competitivo no mercado precisa ir além da educação formal. Leia conteúdo de ponta, participe de cursos e congressos, conheça gente interessante e tenha sempre uma postura de eterno aprendiz.

2) Desenvolva seu lado empreendedor - Mesmo que você não esteja pensando em abrir um negócio, irá trabalhar em um. As empresas de sucesso são aquelas que conseguem resolver problemas de forma eficiente, portanto, você precisa estar alinhado a este pensamento e passar a buscar formas inovadoras de resolver problemas, mesmo que você seja um auxiliar administrativo. Empreendedores gostam de estar perto de empreendedores, portanto, suas chances de crescimento são grandes quando você pensa e age como um empreendedor.

3) Tenha QI - Não estou me referindo ao Quociente de Inteligência, mas sim, a ter "Quem Indique" você. Não há nada de errado com as indicações (exceto o nepotismo). Por mais sofisticados que sejam os métodos atuais de contratação, uma indicação sempre será critério de desempate entre candidatos com o mesmo nível de qualificação. As pessoas preferem fazer negócios com quem confiam, portanto, ao invés de cultivar ressentimentos e ficar de mimimi, procure fazer coisas relevantes na comunidade onde você está inserido. Os "olheiros" estão por toda a parte. Não dê bobeira!

4) Defina um objetivo para a sua carreira - Se você não sabe para onde quer ir vai ficar andando em círculos. Essa atitude está intimamente ligada aos seus objetivos de vida, portanto, decida onde você quer chegar, trace o percurso a ser trilhado no mapa da sua vida e dê o primeiro passo!

5) Estabeleça um posicionamento para você - No marketing usamos estratégias de posicionamento das marcas para conquistar um espaço na mente dos consumidores. Ora, as empresas são formadas por pessoas, portanto, você deve definir claramente quem é o seu "público" e deve se posicionar. Se o seu público (possíveis contratantes) são altos executivos de grandes companhias sua postura será diferente das pessoas que querem entrar para uma companhia de teatro. São pessoas com visões e valores completamente diferentes, entende? Não se trata de fingir quem você não é, mas de se conhecer tão bem a ponto de investir apenas naquilo que você de fato tem vocação. 

6) Desenvolva um bom networking - Se você pretende construir uma carreira de sucesso vai precisar das pessoas certas que abrirão portas para você. Descubra quem são essas pessoas, mantenha contato com elas, ajude-as com sinceridade. Não estou falando para você ser "puxa saco", isso não funciona! Mas já que você tem que conhecer pessoas, que tal conhecer pessoas que de alguma forma poderão contribuir para a sua carreira? Ninguém cresce sozinho. Lembre-se disso!

7) Aprenda a vender - Todas as pessoas bem sucedidas são boas vendedoras. Se você quer ter uma carreira profissional de sucesso e detesta vendas, então você não vai muito longe. Garanto! Vender é a arte de persuadir as pessoas para comprarem algo de você (produtos, serviços ou ideias). Portanto, não se deixe contaminar por estereótipos de vendedores chatos ou desonestos. Esses não são vendedores, são vigaristas! Comece hoje mesmo a ler bons livros sobre vendas e técnicas de persuasão e descubra um mundo novo de possibilidades para a sua vida e sua carreira, mesmo que você nunca venha a trabalhar como vendedor profissional. 

8) Seja uma pessoa ética - Uma faca pode ser usada para passar manteiga no pão ou para matar uma pessoa. O problema não está na faca, mas no uso que a pessoa dá a ela. As 7 atitudes anteriores só levarão você ao sucesso se forem utilizadas com ética. Pessoas sem ética não passam de manipuladoras baratas que são facilmente detectadas e descartadas na vala comum da mediocridade. Você deve ser uma pessoa flexível e ter a mente aberta às mudanças, mas jamais abra mão dos seus princípios. Princípios são inegociáveis!

Espero que este curto texto contribua de alguma forma para o seu crescimento profissional. O tema é amplo e nos próximos posts pretendo aprofundar um pouco mais cada uma destas questões e trazer novas dicas.

Aproveito para lhe convidar a se inscrever no meu canal no Youtube onde compartilho o que aprendi na minha carreira como empreendedor desde 1992. Basta clicar aqui para visitar o canal.

Obrigado e até breve!