10 Maneiras para Você Criar um Networking de Sucesso!

Você sabia que 70% das contratações acontecem em função de uma boa rede de contatos?


Talvez você tenha se assustado com esse número, mas essa pesquisa elaborada pela Right Management que é uma empresa especializada em gestão de carreira apenas comprova a tese que apresentei em outro artigo onde afirmo que as pessoas preferem fazer negócios com quem confiam. 

Se você ainda não leu esse artigo, clique aqui para ler!

Embora boa parte dos profissionais até saiba da importância de um bom networking para crescer profissionalmente, a maioria não sabe por onde começar e acaba se acomodando ou fazendo da forma errada.

É importante entender que criar uma boa rede de contatos dá trabalho e é uma via de mão dupla, ou seja, você precisa investir nos relacionamentos e ter disposição de ajudar as outras pessoas, só assim você estará desenvolvendo um networking saudável.

Imagine aquele colega da faculdade que há 5 anos não fala com você. Um belo dia essa pessoa surge do nada e te pede um favor, como você se sentiria? 

Muitas pessoas encaram o networking como relacionamentos por interesse. Ninguém gosta de gente interesseira. Se você deseja ter uma boa rede de contatos precisa se relacionar com pessoas que tenham interesses em comum. É como um irmandade onde existe ajuda mútua. Se as pessoas perceberem que você se aproximou apenas para tirar alguma vantagem, então se afastarão rapidamente.

Hoje as redes sociais são uma ferramenta valiosa para gerenciar seu networking. Você deve usar essas ferramentas para  manter contato, trocar informações e interesses. Se por um lado as redes sociais facilitam o acesso a determinadas pessoas que você não conhece de verdade, por outro, ter um milhão de "amigos" não vai ajudar muita coisa. É preciso ter critério e prezar pela qualidade dos contatos em detrimento da quantidade.

Preste atenção ao que você compartilha em suas redes sociais. O tempo das pessoas é escasso e por isso evita-se desperdiça-lo com bobagens. Uma pessoa que posta constantemente banalidades, fotos desconcertantes e temas polêmicos tende a ser colocada de lado, por isso, pense duas vezes se você deve compartilhar aquele post bizarro.

Elaborei uma pequena lista com 10 maneiras para você criar um networking de sucesso:

1) Desenvolva o hábito de se expressar com clareza para evitar más interpretações;

2) Torne-se uma pessoa interessante. Cultive a leitura, frequente museus, assista a bons filmes e peças de teatro e seja uma pessoa bem informada;

3) Ao fazer contato com alguém (de forma virtual ou pessoal) procure se conectar através de assuntos em comum, por isso, ouça mais e fale menos;

4) Seja natural e consistente nos seus relacionamentos. Mantenha contato regular com a sua rede;

5) Tenha a atitude de partilhar suas ideias e peça a opinião do seu interlocutor;

6) Cuide da sua aparência. Ela precisa ser compatível com o meio que você frequenta;

7) Mantenha contato com as pessoas mesmo que as coisas estejam correndo bem pra você;

8) Não fale mal das outras pessoas;

9) Verifique se seu novo contato tem algo para lhe acrescentar. Lembre-se de que networking é uma troca;

10) Seja uma pessoa ética. Não use sua rede de contatos para difamar ou passar a perna em alguém.

No próximo artigo você vai descobrir porque muitas pessoas vivem andando em círculo e nunca saem do lugar.


Obrigado e até o próximo artigo!