6 Passos para VOCÊ se transformar no profissional que sempre quis ser!

O QUE VOCÊ QUER SER QUANDO CRESCER? Lembra das respostas que você dava para os adultos quando lhe faziam essa pergunta na sua infância?

É curioso como a maioria das pessoas vive uma vida adulta totalmente diferente daquela que sonhava quando criança, e pior, não estão felizes!

Vivem insatisfeitas com suas carreiras e estão sempre andando em círculos sem sair do lugar. É a famosa atividade sem produtividade, ou seja, trabalha-se muito, mas com poucos resultados. Você conhece gente assim?

Neste artigo vou lhe apresentar 6 passos fundamentais para você se transformar na pessoa e no profissional que sempre quis, mas que por algum motivo não tem conseguido ser.

Imagine que você vai fazer uma viagem de carro, só você, para uma cidade que nunca visitou antes. Quais providências deveria tomar?

Bem, confesso que gosto muito de viajar de carro. Já visitei vários países desta forma e quando organizo uma viagem para um novo destino costumo usar um método que me ajuda a desfrutar ao máximo meu passeio. Este método também tem funcionado para a minha vida e convido você a preparar junto comigo a sua jornada profissional!

A primeira coisa que vamos definir em nossa viagem é: ONDE ESTOU E ONDE QUERO CHEGAR? Andar sem destino não é lá uma boa ideia. Programar férias sem ter um ponto de chegada parece algo sem sentido, não é mesmo? Da mesma forma é necessário também saber qual o meu ponto de partida. Essas duas informações serão determinantes para que nossa jornada aconteça sem o risco de ficar andando em círculos.

É curioso que na jornada profissional muitas pessoas não definam claramente onde estão e para onde querem ir. Decidem por carreiras impostas pela família, sociedade ou conveniência e acabam frustradas com os resultados. Da mesma maneira, vejo pessoas que definem onde querem chegar, mas não avaliam claramente onde estão e acabam igualmente se frustrando, porque a "viagem" é mais demorada e mais complicada do que haviam pensado antes simplesmente porque não fizeram uma avaliação realista do seu ponto de partida e do ponto de chegada. O primeiro passo é: defina claramente onde você está e onde você quer chegar.

O segundo passo para uma boa viagem é se perguntar: POR QUE DESEJO IR A ESSE DESTINO?


Sim, não basta definir onde você quer chegar, é preciso saber o por que. Essa resposta precisa ser específica. Não basta você dizer que quer ir para tal destino porque está na moda, por exemplo. Pode acontecer de que esse destino da moda seja uma estância de esqui e você odeia frio. Você se sentirá feliz em estar congelando em uma montanha de neve só porque está na moda? Pouco provável, não é mesmo?

Entretanto milhões de pessoas decidem suas carreiras profissionais por estar na moda, porque a família acha que é o melhor ou porque acham que dá muito dinheiro. O problema é que ao iniciarem nessa carreira da moda ou da conveniência, a maioria das pessoas se sente frustrada e acabam por desempenhar mau suas funções ou abandonar tudo para um novo começo desperdiçando assim todo o tempo e recursos investidos na carreira errada, portanto, pergunte-se por que você quer seguir essa carreira ou alcançar determinado objetivo na vida, talvez você se surpreenda com a sua resposta. 

A terceira providência para uma ótima viagem é: QUANDO VOCÊ QUER CHEGAR? Sim, tão importante quanto ter o destino e um motivo válido, é programar quando se pretende chegar. Essa informação vai ajudar a definir, entre outras coisas, qual o meio de transporte mais adequado para cumprir essa meta.

Da mesma forma acontece com a sua carreira. Quando você quer alcançar seu objetivo? O prazo estabelecido é realista? Tudo na vida leva um tempo e você precisa estabelecer prazos realistas para não desanimar no meio do caminho por achar que está demorando muito quando na verdade está dentro do prazo natural para alcançar aquele objetivo.

A quarta providência em nossa jornada é a seguinte: COMO VOCÊ VAI CHEGAR AO SEU DESTINO? Imagine que você está em São Paulo e pretenda ir a Salvador. Por saber onde você está e onde deseja ir saberá que são 1.970 Km. Você também já sabe porque deseja ir a esse destino e definiu quando quer chegar, por isso agora deve avaliar como chegará lá no prazo estipulado. Nesta avaliação irá constatar que existem três principais opções para você chegar ao seu destino. Carro, ônibus ou avião. Cada meio de transporte leva um tempo diferente. Se você tem 30 dias de férias, talvez decida ir de carro e levar 24h ou mais de viagem, mas se quiser aproveitar um feriadão de 4 dias deverá usar o avião que leva apenas 2h.

Vejo pessoas estabelecendo metas ambiciosas para as suas carreiras, mas não fazem a mínima ideia de como chegarão lá. Se você já sabe onde quer chegar e quando, precisa definir como fazer isso. Vamos imaginar que você deseja ser um médico. Como você vai alcançar esse objetivo? Cursando uma faculdade de medicina. Como vou pagar essa faculdade? Com dinheiro dos meus pais, ou, dinheiro do meu trabalho, herança, bolsa, etc... Percebe a importância do COMO? Esse é o caminho para transformar seus sonhos em realidade.

O quinto passo para uma viagem tranquila é saber: QUANTO VAI CUSTAR?Já imaginou iniciarmos uma viagem sem saber o custo total? O risco do dinheiro acabar no meio da viagem é alto e estaríamos encrencados não é mesmo? Definir os custos da viagem e incluir uma verba para imprevistos aumentará as chances de termos uma viagem tranquila.

Você também deve fazer essa mesma pergunta para o seu objetivo profissional ou pessoal: Quanto vai custar? Lembre-se que além do dinheiro, você deverá investir tempo, abrir mão de certos hábitos e prazeres e talvez fazer alguns sacrifícios. Tudo isso representa custo. Você tem disposição e os recursos para pagar o custo do seu objetivo? Costuma-se dizer que o combinado não é caro, ou seja, se você dimensionou corretamente o preço a pagar para realizar seu objetivo, então encontrará um jeito de fazer isso e forças para superar os obstáculos inevitáveis que surgirão pelo caminho. Portanto avalie detalhadamente seus custos e aumente as chances de conquistar seus objetivos.

O sexto e último passo para termos uma jornada tranquila é fazer a seguinte pergunta: O QUE PRECISO FAZER? Quais os preparativos necessários para chegar bem ao meu destino?

Uma viagem exige uma série de preparativos. Eu costumo fazer uma lista das ações necessárias de forma a evitar esquecimentos que podem estragar minhas viagens. Sem o devido preparo as chances de algo dar errado são enormes, inclusive ser obrigado a cancelar a viagem.

Na vida e na carreira acontece o mesmo. Muitas pessoas sonham com uma carreira de sucesso, mas não fazem o preparo suficiente para atingir esse objetivo. Sabe, você deve fazer uma lista com todas as ações necessárias para se preparar na a sua jornada profissional. A competição é cada vez maior e apenas os mais preparados vencem. Sempre foi e sempre será assim! Hoje, com as novas tecnologias, a informação de qualidade está à sua disposição à distância de um click, mas por incrível que pareça a maioria das pessoas quer resultados sem empreender esforço. É como você ganhar uma passagem aérea para um destino paradisíaco, mas se recusar a fazer as malas e se deslocar até o aeroporto. Parece insano não é? mas milhões de pessoas se comportam assim em suas carreiras. Agem como se o sucesso fosse acontecer num passe de mágica. Sem esforço. Sem planejamento. Sem estratégia.

Antes de concluir gostaria de lhe apresentar um sétimo passo. É um passo bônus que ajudará você a executar os 6 passos anteriores.

Você precisa definir onde você quer chegar, porque deseja determinado objetivo, estabelecer um prazo e uma estratégia clara de o como, quanto e o que deverá ser feito e investido para chegar ao seu destino, entretanto, essa viagem é longa e para você tirar o melhor partido dessa jornada implemente o sétimo passo que é APROVEITAR A PAISAGEM. Uma viagem fica muito mais interessante quando você aproveita cada instante durante o percurso. É comum você se surpreender com paisagens, cheiros e sabores fantásticos que não estavam previstos no roteiro.

Na viagem da vida também existem muitas surpresas que não estavam previstas no roteiro original. Mantenha a mente e o coração abertos para essas novidades que tornarão sua jornada muito mais agradável. Aproveite os novos aprendizados para criar um roteiro original, enriquecer sua experiência, se destacar da multidão e ocupar o espaço que só você pode ocupar, porque não existe ninguém igual a você.

Acredite nos seus sonhos, lute por eles e seja feliz!

Se você quer ter acesso a vídeos com dicas sobre empreendedorismo e carreira clique aqui para se inscrever no meu canal do Youtube e receba as novidades em primeira mão!